A respeito da ADEA 

A Associação para o Desenvolvimento da Educação em África constitui  uma rede cujo objectivo é promover parcerias eficazes entre os dois principais grupos que a constituem: os ministérios da educação africanos e os organismos de cooperação e de desenvolvimento que apoiam programas de desenvolvimento.

A ADEA tem como princípio de base que a responsabilidade do desenvolvimento da educação cabe aos países envolvidos. Ela esforça-se, pois,  por promover um processo no qual,  simultaneamente, se reforça a liderança dos ministros da educação africanos e se sensibilizam os organismos de desenvolvimento para a necessidade de responder às preocupações e às prioridades dos países.

Deste modo, as actividades da ADEA visam encorajar o diálogo  sobre  políticas e reformas educativas entre todos os actores. A ADEA apoia, igualmente, o desenvolvimento de capacidades institucionais, através do fortalecimento das competências técnicas e institucionais, da criação de redes de troca de informações e do incentivo à partilha de estratégias, de práticas adequadas e de experiências  bem-sucedidas.

O Secretariado da ADEA está sediado em Tunes, no Banco Africano de Desenvolvimento, instituição que o acolhe desde 2008.

 

A respeito do GTCOMED
A circulação da informação e a comunicação entre parceiros constituem elementos indispensáveis tanto para a boa organização dos sistemas educativos como para a concretização duma educação de qualidade para todos: esta é a ideia fundamental na origem do Grupo de Trabalho sobre a Comunicação para a Educação e o Desenvolvimento (GTCOMED), criado em 2002.

A principal missão do GTCOMED é ajudar no fortalecimento das estruturas de comunicação sobre a educação. As actividades do GTCOMED destinam-se, essencialmente, a duas categorias profissionais: os responsáveis pela comunicação nos ministérios da educação africanos e os jornalistas que cobrem temas de educação e desenvolvimento. O Prémio Africano do Jornalismo de Educação inscreve-se integralmente nos objectivos do GTCOMED.

 

  Secrétariat de l'ADEA
Banque africaine de développement (BAD), Agence temporaire de relocalisation (ATR)
13 avenue du Ghana - BP 323 - 1002 Tunis Belvédère - Tunisie
Tél. : +216 71 10 39 86
Fax: +216/ 71 25 26 69
Mél : [email protected]