6a edição do Prémio lançada pelo antigo Presidente do Gana, Sua Excelência Sr. Kufuor.

Grahamstown, África do Sul, 6 de Julho de 2010. A 6a edição do Prémio Africano de Jornalismo da  Educação da ADEA foi oficialmente lançada pelo antigo presidente do Gana, Sua Excelência Sr. John Agyekum
O lançamento decorreu em Grahamstown (África do Sul),  que acolheu, simultâneamente, a conferência Highway Africa e o Congresso Mundial sobre a Formação em Jornalismo (WJEC), num ambiente  festivo de Mundial de Futebol.
A Sra. Yvonne Chaka Chaka, cantora sul-africana conhecida internacionalmente e embaixadora das Nações Unidas, também estava presente para encorajar as iniciativas da ADEA na área do Jornalismo de  Educação.
Três membros da ADEA estavam presentes no lançamento: o Secretário Executivo da ADEA, Sr. Ahlin Byll-Cataria, a responsável de Comunicação da ADEA e coordenadora do Prémio, Sra. Thanh-Hoa Desruelles            e o coordenador do Grupo de Trabalho da ADEA sobre a Comunicação para a Educação e o Desenvolvimento (GTCOMED), Sr. Cole.
O Secretário Executivo da ADEA realçou o papel e o poder da Comunicação Social , o que explica ser  o jornalismo  uma das raras profissões em que se arrisca a vida. Também citou o poder de influência da Comunicação Social  ocidental que, nas  reportagens sobre a África, transmite uma imagem de um continente perdido, justamente num momento em que, por todo o continente se multiplicam as iniciativas prometedoras em prol do desenvolvimento. A imprensa africana tem um papel importante a desempenhar para que a voz da África possa ser ouvida.
Estavam presentes centenas de jornalistas africanos e professores de jornalismo de todos os continentes que vieram participar na Highway Africa e no Congresso Mundial sobre a Formação em Jornalismo.

“ O nosso grande desejo é a integração do continente ao resto do mundo, mas como fazer? É preciso começar por compreender os grandes desafios da economia, do bem-estar social e da educação, mas  também o mundo ao nosso redor.”

Sua Excelência Sr. John Agyekum Kufuor, ex-presidente do Gana
 

Sua Excelência Sr. John Agyekum Kufuor anuncia a 6a edição do Prémio Africano de Jornalismo em Educação

Sua Excelência Sr.Kufuor com Yvonne Chaka Chaka, após o lançamento.

Sr. Ahlin Byll-Cataria, Secretário Executivo da ADEA dirige-se ao público presente no auditório.

Yvonne Chaka Ckaka, "Princesa da África”, durante uma entrevista

A delegação da ADEA – Sr. Byll-Cataria, Sr. Cole e Sra. Desruelles – assistem ao clip com a Sra. Chaka Chaka.

Reunião consultiva sobre a extensão do Prémio à rádio, em Grahamstown.

Dois laureados de edições passadas do Prémio : Sr Mane
e Sr Correia.

Jantar de confraternização, após o lançamento.

Nós estávamos lá! O lançamento e as reuniões da ADEA decorreram durante o Mundial de Futebol!

   


 



  Secrétariat de l'ADEA
Banque africaine de développement (BAD), Agence temporaire de relocalisation (ATR)
13 avenue du Ghana - BP 323 - 1002 Tunis Belvédère - Tunisie
Tél. : +216 71 10 39 86
Fax: +216/ 71 25 26 69
Mél : [email protected]